Parceria Curiosa Idade Educação Infantil e Ciclo Orgânico

A Curiosa Idade é um lugar de diálogo permanente com as crianças e as culturas infantis.

Veja como a Curiosa Idade Educação Infantil e o Ciclo Orgânico estão fazendo a diferença

Sobre a Curiosa Idade Educação Infantil:

Tudo começou há 36 anos, quando três amigas – duas psicanalistas e uma administradora – descobriram ter um sonho em comum: fazer educação de uma forma diferente. Idealizaram um lugar repleto de calor humano, onde crianças poderiam desenvolver-se desde a creche, passando por todo o processo de alfabetização com um acompanhamento envolvente e especial.

No dia 31 de julho de 1982, foi fundada a Curiosa Idade Educação Infantil – ou, como se chamava nesse primeiro momento, Semente de Gente. Em uma época que fervilhava em mudanças e expectativas, uma nova ordem social estava nascendo. Surgia também um novo conceito em educação, o de indivíduos únicos, priorizando as aptidões pessoais de cada aluno, que deixam de ser apenas números na chamada para serem conhecidos e reconhecidos, um a um, por suas próprias características.

Foi essa ideia que a Curiosa Idade abraçou. Uma escola inteligente, que muito além de alfabetizar visa integrar o aluno, desde cedo, à sociedade e a cultura, ajudando-o a perceber seu papel no mundo. O tempo passou, as sementes plantadas durante estes 36 anos cresceram e algumas até voltaram como pais ou funcionários. Os desafios são muitos. Mas a vontade e o amor pela educação também não param de crescer.

 

PARCERIA CICLO ORGÂNICO E Curiosa Idade Educação Infantil:

No segundo semestre de 2017 a Curiosa Idade Educação Infantil decidiu fechar o ciclo dos resíduos produzidos em sua unidade em Laranjeiras e se tornou cliente do Ciclo Orgânico. Logo depois, no início de 2018 a Creche resolveu ampliar a sua participação para sua segunda unidade, também em Laranjeiras.

Com essa parceria, em cerca de 6 meses o Ciclo Orgânico já coletou mais de 1200 Kg de resíduos orgânicos, evitando assim que eles fossem para aterros sanitários (veja aqui porque isso é ruim). E ao invés disso, produzimos 720 Kg de composto orgânico de alta qualidade, evitando assim que 924 Kg de CO² fossem emitidos.

Veja o que a Direção da Creche acha sobre o Ciclo Orgânico:

“Quando implementamos a parceria com o Ciclo Orgânico já estávamos com o olhar sensibilizado para o mundo em que vivemos.

Podemos dizer que o olhar da Curiosa Idade para o meio ambiente, teve seu nascedouro na ECO 92. Nesse período embarcamos na proposta do Greenpeace e construímos uma Árvore da Vida. A colocamos no muro da escola, convidando a comunidade a dar suas sugestões para a melhoria das condições do planeta. Posteriormente, as crianças foram ao Aterro do Flamengo, onde estava sediada a convenção, e juntaram as mensagens recolhidas às muitas que o navio do Greenpeace havia capturado pelo mundo a fora. Posteriormente, em 2002, quando aconteceu a Rio+20, fizemos outra Árvore da Vida e pedimos que nossa comunidade escrevesse suas propostas. Até hoje mantemos as 2 Árvores em nosso Pátio, sempre nos lembrando da importância desse olhar.

Um dos pilares de nossa Proposta Pedagógica são as Aulas Passeios. Na modalidade ‘Passeio pelo Bairro’, que sustenta nosso projeto “Se Essa Rua Falasse” as crianças percebem ao longo do tempo os problemas das calçadas – buracos, meio fio alto, ausência de rampas e muito cocô de cachorro. A partir daí escreveram aos órgãos competentes e, vimos mantendo a proposta de fazer pesquisa com a população perguntando sobre problemas mais percebidos. Nessa via foi implementada a Passeata Xô Cocô, que percorre as ruas do entorno da escola buscando conscientizar os donos de cachorros para o que fazer com as fezes de seus queridos animais.

Nesse percurso, também perceberam árvores doentes e, como já havíamos adotado – junto a Fundação de Parques e Jardins – as árvores da Pracinha da General Glicério e mais duas na frente da escola, estendemos nosso olhar para as árvores nos Passeios pelo Bairro e as incluímos na Passeata Xô Cocô. Assim nasceu e vem crescendo o AMIGA ÁRVORE.

Por ocasião da parceria com nossa escola irmã – 1997 -, localizada no médio Jequitinhonha, as crianças se sensibilizaram pela vida de lá e demos início a nossa Horta, que é da responsabilidade dos Grupos 4. Tempos depois, as turmas de Integral adquiriram uma Composteira e passaram a produzir insumos para a Horta. Muitas foram nossas visitas ao Campus Ecológico do Joá e à Horta Comunitária da General.

Foi nesse clima que soubemos de vocês e iniciamos nossa parceria com o Ciclo Orgânico.”

Veja abaixo o Impacto Positivo que a creche Curiosa Idade Educação Infantil gera em 1 ano:

0
QUILOS DE RESÍDUOS COLETADOS EM 1 ANO
0
QUILOS DE COMPOSTO PRODUZIDO EM 1 ANO
0
QUILOS DE CO² EVITADOS EM 1 ANO
Também quer ser uma empresa parceira do Ciclo Orgânico?
Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para sua empresa.
Quero Fechar o Ciclo da minha empresa

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Nós não mandamos spam =]